terça-feira, 31 de julho de 2007

Minha querida Lizzie Bravo




Bom, esse foi a mais surreal de todos os meus contatos com o mundo Beatle.

Certa noite eu estava dando uma olhada nas várias comunidades sobre os Beatles no Orkut.

Fui para a Fórum Beatles Brasil e lá estavam falando sobre um disco que adoro: Pipes of peace do Paul de 1983. Então ao terminar de ler o que as pessoas haviam comentado eu decidi mudar de tópico. Vi um chamado: "Cantinho da Lizzie Bravo" e aquilo chamou a minha atenção.

Eu pensei: "Olha que legal, eles devem estar fazendo uma homenagem à ela! "

Quando entrei no tópico, havia uma mini-biografia de Lizzie feita pelo grande MedicBeatle ( Glaucio ). Fui lendo, lendo e lendo até que vi o profile de quem?? Lizzie Bravo!!!

Eu levantei, sentei, olhei novamente e não podia acreditar. Meu Deus, era ela!!!

Fora os livros, sites e revistas, eu a havia visto uma vez no Fantástico. Ela estava falando de "Across the Universe" e de como tinha sido entrar no estúdio com os Beatles.

Eu vivia pensando: "Será que um dia eu consigo um autógrafo? Ou até uma foto com ela? "

Bom, agora ela estava ali na minha frente, era a chance de pelo menos escrever algo para ela.

Daí escrevi, me apresentei e disse que ficaria muito feliz se ela apenas me respondesse.

Ela não só respondeu como me adicionou e daí eu virei um CHATO!!

Eu pedia fotos dela, e-mails e tudo mais. Ela sempre foi tão gentil, ela chegou até a me escrever uma carta. Pelo menos um autógrafo eu tinha!!!

Mas eu queria mesmo era vê-la!!!

Então um dia ela pediu meu telefone e eu dei ,achando que era por pura educação dela em pedir.

E não é que para a minha surpresa, quando eu voltei do trabalho e o telefone toca!!

Atendi achando que era uma das secretárias ou minha esposa me ligando de seu plantão no Hospital. Mas não, era a Lizzie!!!!

Conversamos por uma hora. A cada frase que ela dizia, no meu cérebro uma frase se repetia: "Nothing is gonna change my world!!!!" Ela falava mais alguma coisa e dentro da minha cabeça: "nothing is gonna chan.....pára!!!!"

Foi muuuuuito emocionante, meu coração batia na garganta. Quando ela desligou eu fiquei lá sentado no sofá paralisado. Bobo, como se fosse um menino que acabou de falar com a garota mais bonita do colégio. Amigos, que emoção!!!

Corri, peguei o telefone novamente para ligar para a minha esposa e contar tudo!

Com o tempo, e depois de milhões de scraps e emails, a coisa foi ficando mais natural.

Um dia desses ela me deu um esporro! Disse que tentava ligar aqui para casa direto mas ninguem atendia ou sempre dava ocupado! Já pensou? Lizzie Bravo tentou ligar para mim ( um simples mortal ) e eu não estava em casa!!!

Mas não adianta, toda vez que recebo um scrap ou telefonema ainda dá aquele frio na barriga.

Hoje, eu , ela e Glaucio temos uma comunidade no Orkut que, desculpem a falta de modéstia, é uma das melhores. Teve um encontro da comunidade, mas por causa de trabalho e medo do Rio de Janeiro, eu acabei não podendo ir. Perdi uma boa chance, não só de encontrá-la, mas tambem de conhecer vários outros amigos do Orkut.

Bom, esse dia vai ter que chegar, e com certeza será um dos grandes encontros da minha vida!




BaldBeatle

quarta-feira, 25 de julho de 2007

E-mail do Denny Seiwell ( Wings )


Lá fui eu novamente, tentando achar um modo de conseguir um e-mail resposta de alguem relacionado aos Beatles. Eu já havia conseguido respostas de : Pete Shotton, Eric Griffths, Ron Davies do Quarrymen e tambem uma do lendário Klaus Voorman. Agora eu parti pros Wings.

Denny Seiwell foi baterista do disco RAM de Paul & Linda McCartney em 1971. Depois Paul o chamou para fazer parte de sua bando pós-Beatles chamda Wings. Denny foi o batera nos discos: Wild Life e Red Rose Speedway, além do single Live and Let Die. Ele saiu da banda dias antes de Paul e trupe irem para a Africa, onde Paul Denny Laine e Linda gravaram o álbum Band on the run.


Denny Seiwell tem um website: http://www.dennyseiwell.com/ onde ele colocou um monte fotos.

Denny além de me responder, me mandou uma foto autografada. Eu preferia pelo correio, mas ele mandou por e-mail. Mas já é alguma coisa!! hehehe


Meu e-mail:


"I know you must receive millions of e-mails everyday. But would you mind sending one to a brazilian fan?I am an English teacher here in Ouro Preto- Brazil and I am a huge beatles/wings fan. I really love the way you play the drums and it would be impossible to get closer to you to tell you that. You are the best of all Wings drummers.

So, please if you could send me an e-mail I could hang it on the wall and tell everybody that I "met" you!!!

Well, that's it, i don't know if you even will read my e-mail. But, if you do, please write to me just a line and you will make a brazilian fan veeeeeeery happy!


Thank you Denny


Gilvan Moura da silva"


Daí veio a resposta na mesma noite. O cara devia estar on-line.



"Gilvan

Hello and thanks for your kind words............I love Brazil, and I have a soft spot in my heart for brazilian music and people. I used to play with Astrud Gilberto, Airto,Eumi e Deodato and several others ....who knows....

the best I can do is to send you an attatchment pic from the early days of wings. If you go to my website, you can download some of the other pictures for your collection.

all the best...........................Denny

Meu e-mail do Klaus Voorman

Klaus & George Harrison


Bom, para que não sabe, Klaus Voorman teve seu espaço na história dos Beatles.
Ele foi o primeiro a notar os Beatles na época dos shows em Hamburgo. Ele tambem foi o namorado de Astrid e a perdeu para o Beatle Stuart Sutcliff. Ele tambem teve influencia no corte de cabelo dos Beatles por já usar esse corte e assim os Beatles o copiaram.
Foi ele quem fez mais tarde a famosa capa do disco Revolver.
Ele tocou baixo nos discos solo de John ( Plastic Ono Band, Imagine, Walls & Bridges e Rock'n'Roll ). George ( All things must pass, Concert for Bangladesh,Living in the material world, Dark Horse e Extra texture ). Ringo ( Produziu uma música no Sentimental Journey, Ringo, Goodnight Vienna e Ringo's Rotogravure ).
Klaus participou tambem do Concert for George em 2002, tocando baixo na música All things must pass.
Klaus hoje vive em Munique, Alemanha com esposa e filhos.
Ele tem um website onde disponibiliza seus desenhos.
Lá tem um link para contato com ele, e BaldBeatle conseguiu uma resposta do homem!!!!

O meu e-mail:

"Hello there,


I'm Gilvan, I'm from Brazil and I have never had the opportunity to get closer to any of the Beatles themselves and I was wondering if Klaus HIMSELF could send me an e-mail. I would be so happy that I could hang it on the wall. He is such an important member of the Beatles history and unfortunatelly I will never meet him.
So, if klaus could send me an e-mail he would make a brazilian fan reeeeeeally over the moon.

Please Mr.Voorman if you have a second to write just a line I would thank you for the rest of my life.
thank you soooo much for your kind attention


Gilvan Moura da Silva


Ouro Preto-MG


Brazil

***E não foi que o homem respondeu 3 dias depois. Ele escreveu meu nome em letra minúscula, mas eu não estava nem aí. Foi surreal receber um e-mail dele. Lógico que depois da super puxada no saco germanico dele.

A resposta:


"hello, gilvan moura da silva

I'm sitting here in germany munich close to the alpes.
I don't see much these days of my friends.day before yesterday I had a little phone >>natter<<>
but that's about as far as it goes.
I don't play anymore.all I do is graphik work and that's a lot of fun and it takes all my time.
I get lot's of emails and you're one of the lucky ones that gets an answer.
follow the building up of my web sit.




all the best, klaus v."


Klaus foi muito gentil em me escrever de volta. Tentei escrever novamente, mas daí acho que ele não quis responder, pois ele deve receber um monte de e-mails. Mas não custa tentar, eu recebi um!!!


Meu e-mail com Rod Davis (Quarrymen)


Bom, como os outros jamais responderam e quase ninguém sabia quem eram os Quarrymen, além de uma banda que tinha esse nome em Juiz de Fora, guardei meus e-mails com muito carinho e não comentava muito sobre isso.Com a empolgação eu resolvi escrever para todos novamente. Escrevi pro Colin, Len e pro Rod. E não foi que para a minha surpresa o Rod Davis, aquele que está atrás do ombro do John na foto me escreveu!!!



Escrevi para o Rod que eu já havia conseguido os e-mails do Pete e do Eric e que eu achei o e-mail do Pete muito engraçado e que ele parecia ser um cara legal e que queria um e-mail dele pra fazer um pôster e colocar na parede!!

Bom, o Rod respondeu assim:

“ Oi Gilvan,

Obrigado pelo seu e-mail. Você está certo, o Pete é um cara muito engraçado.
Você viu no nosso website que nós tocamos em Londres com os Britos? Têm algumas fotos deles com a gente no nosso website. Teve uma conversa sobre nos convidarem para tocar no Brasil um dia, mas ainda não aconteceu nada.
Quem sabe um dia isso possa acontecer e você não vai ter que vir até a Inglaterra para nos ver.

Tudo de bom_ Rod Davis – Quarrymen”

Realmente foi uma surpresa muito agradável receber esse e-mail do Rod. Pareceu-me ser um senhor muito educado. No website deles podemos ver as fotos com Os Britos que são muito legais

Bom, estou até hoje esperando os e-mail de Len Garry e de Colin Hanton. Mas tudo bem, tenho paciência. Mas vou me lembrar para sempre desses e-mails. Consegui entrar em contato com peças da história dos meus ídolos.Infelizmente Eric Griffiths veio a falecer em 2005. Ele vinha sofrendo de dores nas costas e acabou por descobrir que estava com câncer no fígado. Em seu funeral tocaram “ Watching the weels e In my Life” duas musicas de seu antigo companheiro de banda .
Os Beatles são tudo para mim. Coleciono discos de Vinil de todos os selos e de todas as edições e países.Fora os cd’s e bootlegs.Tenho uma cadela chamada Martha my dear, outra chamada Lucy in the sky e um chamado Ringo Starr. Recebi meu diploma na faculdade ao som de “Twist and Shout” e me casei com uma “Michelle “ ( que juro por Deus ser uma coincidência!!!!)

Quem quiser experimentar a emoção, entre no site http://www.originalquarrymen.co.ukl/ e tente sua sorte. Acreditem em mim.......é muito legal!!!

Minha troca de e-mails com Eric e Pete do Quarrymen




Tradução:

“ Oi Eric,
Meu nome é Gilvan e sou do Brasil. Eu estava procurando sua biografia e descobri seu website.Eu não pude me conter de tanta alegria em poder mandar um e-mail para você .
Se você puder, por favor me mande um e-mail , assim poderei colocá-lo num pôster e falar pra todo mundo que te “conheci”. Sou professor de Inglês aqui na minha cidade chamada Juiz de Fora e um dia ( se Deus quiser ) visitarei Liverpool.
Obrigado por sua atenção
Seu fã
Gilvan Moura “

Você podem reparar que dei aquela “puxada de saco” no cara, pois queria um e-mail de volta de qualquer modo!
Bom, isso foi em 8 de Fevereiro de 2004. Eu pensava que se uma dia ele fosse responder iria demorar um tempo. Mas para a minha surpresa ele respondeu no dia seguinte!!!!

Tradução:
“ Oi Gilvan,

Obrigado pelo seu e-mail e por seu interesse, a internet é uma grande coisa que faz o mundo um lugar menor.
Na minha juventude, quando eu estava na marinha, eu visitei o Brasil várias vezes, principalmente o Rio, Santos mas também Recife, São Francisco do Sul e Porto Alegre.
Me diverti muito no Brasil e gostava muito dos brasileiros, aliás o Rio foi o primeiro grande porto que visitei e a entrada pelo porto era de tirar o fôlego para um jovem em sua primeira viagem pelo mar. Valeu à pena ficar todo o enjôo.
Eu espero que um dia você possa visitar Liverpool, apesar de que você encontrará um lugar bastante úmido e frio se vier na época errada do ano.
Tudo de bom
Eric Griffiths “

Nem precisa falar que li esse e-mail 1 milhão de vezes e até decorei todas as palavras.
Daí eu empolguei e escrevi pro Pete Shotton. Será que eu daria tanta sorte? O lance era falar que eu era do Brasil e sendo de tão longe os caras ficariam comovidos e escreveriam de volta. Escrevi mais ou menos a mesma coisa que escrevi pro Eric Griffiths. E desta vez demorou muito. Pete só foi me responder no dia 13 de Abril de 2004, eu já havia perdido as esperanças, mas nem me importava, tinha um e-mail do Eric!!!
A resposta do Pete foi assim:

“ Oi Gilvan do Brasil.......
Você deve ser maluco em querer um e-mail de uma pessoa humilde e sem grana como eu. De qualquer modo como estou sempre pronto pra qualquer coisa ( como dizem na Irlanda ) aqui está um.
Muita sorte com seus planos de visitar Liverpool, apesar de que não vejo a hora de sair deste lugar!!
Amor e paz ( ele fez aqui uma brincadeira com as palavras “peas” e “peace” )
Pete ( Shotton )
‘Wizard of the Washbord” ( O mago da taboa de lavar roupa )”

Eu adorei esse e-mail, o cara parecia ser muito engraçado. O humor parecido com o do John. Pete para quem não sabe, além de fazer parte do Quarrymen, acabou convivendo bastante com o John até 1976, que foi a ultima vez que se viram. Ele trabalhou na Apple, gerenciava um supermercado em Liverpool que era de do John e do George e por fim foi assistente pessoal de John e chegou até a morar em Ascot ( aquela mansão do filme Imagine que Ringo veio a comprar mais tarde ).

BaldBeatle e os Quarrymen ( Embrião dos Beatles )


A história dos Quarrymen já foi contada inúmeras vezes em todas as biografias dos Beatles. No início era John Lennon na guitarra, mais seu inseparável amigo Pete Shotton na taboa de lavar roupa,Eric Griffiths também na guitarra, Rod Davis no banjo,Len Garry em um improvisado baixo e Colin Hanton na bateria.Mas aqui não irei contar toda a história do Quarrymen. Eu irei contar como foi que consegui entrar em contato com três deles por meio dessa ferramenta maravilhosa chamada internet.

Qualquer beatlemaníaco sabe que é o máximo quando encontramos com a tia do primo do cunhado do vizinho de alguém que conheceu um dos Beatles. Como eu sou colecionador e já sabia a biografia de todos os Beatles de trás pra frente, resolvi procurar saber o que tinha acontecido com os caras da famosa foto de John tocando em Woolton como vocês podem ver ao lado.
Descobri que eles haviam voltado a tocar juntos no aniversário do Cavern Club em 1997.Estam lá : Pette,Rod,Colin,Eric e Len. Tocando pela primeira vez desde os anos 50.

Bom, depois disso eles criaram um website chamado: http://www.originalquarrymen.co.uk/ e estão rodando o mundo como o Quarrymen original de John Lennon.
Ainda nos anos 50, Paul entrou pra banda e várias formações existiram até que George entrou e o pobre Eric foi colocado pra escanteio. Na gravação de “That’ll be today e Inspite of all the danger” que aparecem no Anthology I, tocam John,Paul,George,Colin e Duff. Este ultimo é um pianista que Paul achava muito bom e hoje em dia toca com os Quarrymen.
Bom, no website deles existe uma parte onde estão as biografias de cada um deles e um link para entrar em contato com eles. Foi aí que começou tudo. Como sou professor de Inglês e tradutor resolvi escrever para eles. Mas escrever o quê ? Será que eles responderiam ? Bom, três deles responderam: Eric ,Pete e mais recentemente Rod.

Yesterday & Today ( MONO/STEREO )


Download:22 Mar YESTERDAY... AND TODAY(versões estéreo e mono)http://www.gigasize.com/get.php/554785/10Yesterday..._And_Today.rar01-Drive My Car02-I'm Only Sleeping03-Nowhere Man04-Dr. Robert05-Yesterday06-Act Naturally 07-And Your Bird Can Sing08-If I Needed Someone09-We Can Work It Out10-What Goes On?11-Day Tripper






Um detalhe: A capa do Y & T, fora trocada em 1966

Então se vc quiser baixar e fazer a capinha, vc pode escolher entre as "capa do açougue" ( butcher cover ), ou a capa em que eles estão sentados numa caixa ( Truck cover ).

As capas estão disponíveis na Bootleg zone na letra "Y" : http://www.bootlegzone.com/files.php?section=1&sort=1&filter=&letter=Y


Bom, vamos falar desse, que na minha opinião, é a melhor disco da Capitol.

Por quê? Por simplesmente ser cheio de história e de diferenças nas mixagens.

Vamos a elas:


Mono:

"Drive my car", falso mono. A faixa teve um mix-down da versão stereo.

"I'm only sleeping", xiiiii essa tem diferença, é só ouvir, as "guitarras ao contrário" estão em partes diferentes da música.

** A Capitol precisava de mais 3 músicas para completar o álbum, daí pediram à EMI algumas músicas inéditas que os Beatles já haviam gravado. Eles estavam no meio das sessões do Revolver, então G.Martin enviou mixagens em MONO de 3 músicas ( I'm only sleeping,Dr.Robert e And your bird can sing". Só que os Beatles quando foram mixar o Revolver, fizeram um novo mix dessas músicas, por isso elas são diferentes.

No restante do álbum as versões são as mesmas que os mixes em mono da EMI.


Stereo:


Bom, como eu disse, as versões de "I'm only sleeping, Dr.Robert e And your bird can sing" eram em mono, então a Capitol fez um fake-stereo dessas versões. Que diferem muito das versões em stereo do Revolver, que conhecemos.

O resto é tudo igual às versões da EMI.

A cereja no topo do bolo é uma mixagem estranha de "Day Tripper". Aqui é a única versão que a guitarra aparece em apenas um canal no início da música.

terça-feira, 24 de julho de 2007

Os downloads Meet the Beatles até Beatles ' 65


Algumas diferenças entre as mixagens da Capitol em relação ás da EMI/Parlophone.
Um grande problema dos discos da Capitol é que de novidade mesmo, pouca coisa tem. A única coisa boa disso tudo é que muitas músicas apareceram em Stereo oficialmente. Pois do "Please please me" até o "Beatles for sale" os Cd's oficiais são todos em mono.
então vamos ver o que tem de bom e de ruim nessa caixa.
Começando pelo "Meet the Beatles":
Mono: "I want to hold your hand" e "This boy" é o mesmo mix da EMI.
O restante das músicas é o chamado "mix down", ou seja, pegaram as mixagens STEREO e transformaram em MONO. Não são as mixagens MONO verdadeiras. Essas nós temos nos Cd's oficiais.
Stereo: "I want to hold your hand" e "This boy", a Capitol fez um versão "mock stereo" dessas duas músicas, chamado "rechannel". Não são stereo de verdade. O restante das músicas desse álbum são um remixes da Capitol em cima das versões stereo da EMI. Agora sim, ficou um pouco mais interessante.
Próximo: The Beatles Second album
Mono: "I'll get you, You can't do that e She loves you" são os mesmos mixes dos singles da EMI.
Long tall Sally: Já fica mais interessante, essa versão da Capitol em mono difere da versão do EP da EMI chamado Long Tall Sally. Nessa versão não há eco na voz do Paul, mas na versão da EMI tem eco.
"I call your name" é a mesma coisa, difere um pouco. Aquele sonzinho de "cowbell" começa , aqui, logo no início da música.
A versão , pra mim, mais importante de todas é "Thank you girl", pois o pessoal que cresceu ouvindo a versão do "Past Masters" de 1988, não está acostumado com uma gaita no MEIO da música!! Essa versão é um "mix down" da versão em stereo verdadeiro.
Agora o resto do disco......mixed down da versão em stereo!!
Stereo: Temos "I'll get you, You can't do that e She loves you" com o "fake-stereo", pois a Capitol não tinha as mixagens em stereo verdadeiro dessas músicas.
"Long tall Sally e I call your name", as versõe em stereo aqui, são diferentes das versões da EMI, que foram ser lançadas no "Past Masters" de 1988.
"Thank you girl" aparece aqui em sua versão stereo e a difereñça é uma gaitinha sem vergona no meio da música, que difere completamente da versão MONO que foi lado B de "From me to you" e que hoje temos na coletanea "Past Masters Vol.1".
O resto, remix da Capitol em cima das versões em stereo da EMI. Massa!!!
Something New:
Mono: Cheio de diferenças. Vamos lá: "I'll cry instead" que é um "mix down" , aqui aparece bem mais longa que a versão do "A hard days night" que conhecemos.
"And I love her" aqui em MONO é uma preciosidade, é a única versão em que os vocais do Paul não estão dobrados!!!! É diferente de qualquer outra versão. Esse mix tambem aparece no "A hard days night soundtrack" da United Artists que foi lançado nos EUA. Massa!!!!
O resto, tirando "Any time at all e When I get home" que tem algumas diferenças bem pequenas em alguns instrumentos, o resto é a mesma mixagem do "A hard days night" da EMI, que temos nos cd's oficiais.
Stereo:
"I'll cry instead", aqui é na versão em stereo verdadeiro e mais curta que a versão mono.
"when I get home" tem uma diferença na parte que o John canta:" 'till a walk out that door", nesta parte a voz dele é dobrada. O piano em "Slowdown" é bem mais alto.
O resto é a mesma versão stereo que fora lançada pela EMI. Então para quem não tem os cd's stereo do Dr.Ebbets, esses download é uma boa pedida.
"Komn,gib mir diene hand" é "fake-stereo". Stereo mesmo só na "Past Masters".
Beatles' 65:
Mono: Mesmos mixes da EMI. Apenas as músicas: "I'll be back e She's a woman e I feel fine" tem um pouco mais de eco. Talvez adicionado pela Capitol.
Stereo: Os mixes são iguais aos da EMI. Então é uma boa pedida para quem não tem os discos Dr.Ebbets.
Detalhe: "I feel fine e She's a woman" são fake-stereo. Pois a Capitol não tinha as versões em stereo verdadeiro. Hoje em dia temos no Past Masters.
Bom, meus caros leitores, é isso. Vale pela curiosidade. Se quer ouvir os Beatles um pouquiiiiiiiiiinho diferente, os downloads estão aí!!!
Até mais ....Bald.