terça-feira, 14 de agosto de 2007

A quarta e ultima Rickenbacker de John Lennon


1964 Rickenbacker 325 (Rose-Morris Ltd. 1996 model), Fire-glo (sunburst finish) f-hole:



John quebrou a "Miami", a "12-string Ricky" não parava afinada e antes que John voltasse a usar a "Hamburg", a importadora Inglesa enviou esse modelo para John.

Ele a usou até o final de 65, pois daí em diante ele usaria sua Epiphone E230TD Casino .

John deu essa guitarra para seu amigão Ringo Starr.

Mark Hudson, colaborador de Ringo em seus últimos trabalhos, deu uma entrevista a qual contou que Ringo o convidou para jantar em sua mansão e depois do jantar eles subiram para um quarto onde Hudson teve o prazer de tocar três guitarras. *A country Gentleman do George ( que ele usou no Ed Sullivan )*Uma Les Paul de Marc Bolan.* E essa Rickenbacker que foi de John Lennon.Olhem só na foto como ela é bonita.


Entrevista com Mark Hudson contando como foi tocar a Rickenbacker de John Lennon na casa de Ringo Starr:

Mark, vc tem um tempinho para falar sobre as guitarras dos Beatles?-Claro, vamos falar disso enquanto vamos andando
...-Ok, quando foi que vc viu pela primeira vez uma guitarra dos Beatles? Quando foi que o Ringo a mostrou?-Ele me levou em sua sua casa na Inglaterra, eu estava lá antes de que a banda chegasse e ele me levou pra dentro de sua casa onde ele guarda todas as suas coisas originais, sua farda do Sgt.Pepper's,Magical Mystery tour, todas aquelas coisas maravilhosas que ele ainda guarda e aí ( imitando o Ringo ) "Vou te mostrar essas aqui!" e eu vejo essas três "guitar cases". E , vc sabe, sendo um fanático por John Lennon eu já sabia o que era.
-Era uma case de rickenbacker?-Sim, era.Na hora que eu a vi eu soube. E aí eu vi uma com uma forma de "country Gentleman Gretsch", e eu sabia o que era, e outra coisa que não reconheci. Então a primeira que ele abriu foi a da Rickenbacker do John.-
A fire-glo?-Era, e o meu coração saiu pela boca. Dái eu disse: Oh meu Deus, vc sabe, daí eu disse: Posso? E ele disse: Claro, vá em frente, toque!! E lá estava eu tocando a guitarra. Daí ele abriu a outra, e era a Country Gentleman do George. E estava imaculada.Olivia a deu pro Ringo. E era A guitarra.
E quando foi que a Olivia deu a guitarra pra ele?-Eu realmente não sei dizer, seria ruim pra mim pois eu não sei QUANDO foi, mas era a guitarra do show do Ed Sullivan.
- E vc a tocou?-Tá brincando?
-Qual música que vc tocou?-Eu comecei só com um pedaçinho de " I want to hold your hand" pra ver como era.

Ringo ,por fim, abriu a outra guitar case e lá estava a Les Paul do Marc Bolan. Daí o Ringo convidou o Mark e os outros caras da banda ( The Roundheads ) para se sentarem em círculo e tocarem as guitarras.Daí cada um pegou uma e eles tocaram "Satisfied" do disco "Choose Love" do Ringo.Eles ficaram trocando de guitarras pois cada hora um queria tocar uma diferente.Daí, depois de tocarem Ringo diz:" bom, já chega, vamos guardá-las!"E esse foi um momento de que eles jamais se esquecerão, disse Hudson.
Mark disse que dava pra sentir a diferença entre o George e o John nas guitarras.John era mais rock'n'roll e sua guitarra sempre tinha a corda "E "desafinada. Ringo disse que John tocava sempre assim e Ringo adorava isso.
Toda vez para o John era como se fosse a última vez que fosse tocar.
Agora a do George era impecável, linda. Parecia que ela havia sido afinada dois minutos antes. Toda limpinha.



A terceira rickenbacker de John Lennon




1964 Rickenbacker 325-12 Jet-glo; Serial #DB151




Quando John recebeu sua nova Ricky das mãos de F.C.Hall, ele pediu para que fizesse uma nova com 12 cordas.Essa guitarra, de braço curto, foi envidada dos EUA para a Inglaterra e John começou a usá-la. Ela foi usada do Beatles For Sale em diante. Mas John tinha muita dificuldade em mante-la afinada e acabou por encostar mais uma guitarra.


Ela pode ser vistas nos Shows na Holanda, onde um monte de gente sobe no palco.


Ela passou um tempo no "Rock 'n' Roll Rock of Fame Museum", mas hoje está guardada no Dakota, sob os cuidados de Yoko Ono.

A segunda Rickenbacker de John Lennon ( Miami )











1964 Rickenbacker 325 Jetglo; Serial #DB122







Os Beatles estavam em New York, quando o presidente da Rickenbacker, F.C.Hall apareceu para falar com Brian Epstein. Brian estava de olho para ver se o cara ir trazer algum presente para os Beatles, e ele tinha razão.Paul recebeu um Baixo Rickenbacker 401, mas ele não gostou muito e o passou para algum amigo. (Não confundam com o outro Rickenbacker canhoto que a F.C.Hall fez na medida para o Paul que aparece nos vídeo de "Hello Goodbye, Rock Show e na capa do All the Best").

Bom, George ganhou sua modelo 12 cordas, que falaremos mais tarde e John recebeu sua nova Ricky.A guitarra nova de John foi enviada para Miami, daí seu apelido, e John a usou pela primeira vez no Ed Sullivan na segunda apresentação deles. Fazendo assim a velha e surrada"Hamburg" ficar de reserva.

John a usou em "A hard days night" ( filme e álbum ), Beatles for Sale, Help! ( ela aparece nas mãos de George na cena de "Another girl" e continuou pela turnê mundial até meados de 65, quando ela foi posta de reserva também!!

John a derrubou sem querer no Show de Natal no Hammersmith Odeon em 1964, deixando uma rachadura na guitarra.Hoje ela também está no Museu John Lennon no Japão, onde continua com sua rachadura, como vc's podem ver na foto.

Quer dar uma olhada nela? Vídeo de "Starting Over" junto com sua irmã ( Hambug ).


Fotos:


John e sua Rickenbacker Miami;

A "Miami" hoje em dia, com a rachadura;

George com a "Miami" de John na cena de "Another girl" do filme "Help!"






A primeira Rickenbacker de John Lennon
















1958 Rickenbacker 325 Capri (5/8 scale ):






John comprou essa guitarra em sua primeira viagem a Hamburo. Ele havia visto a foto de "Toots" Thielmans, na capa de um disco, segurando uma Rickenbacker.John, por várias vezes mudou os Knobs dessa "Ricky". Em Setembro de 62, por causa de um pedido de Brian Epstein para que os instrumentos tambem combinassem, John mandou pintá-la de preto. John a usou dos tempos de Hamburgo até as gravações dos álbuns "Please Please me indo até o With the Beatles". Ela apareceu tambem no Ed Sullivan em New York e tambem no Carnegie Hall em ( 12/2/64 ). Sabendo que o famoso grupo britânico usava uma Rickenbacker, o dono da fábrica presenteou John com um novo modelo.Essa Rickenbacker, apelidada de "Hamburg" foi posta de lado como reserva e ela voltou a aparecer durante algumas músicas as gravações no álbum "Beatles for Sale".

Em 1972, John mandou que a raspassem e ela voltou à sua cor original, pois ele sentia saudade do "look" que ela tinha. Especialistas dizem que ela voltou a ser usada durante as sessões de "Double Fantasy/ Milk & honey" de 1980 nas músicas: "I'm stepping out" e "Walkin' on thin ice".
Ela passou um tempo esposta num museu no Japão e hoje ela está nas mãos de Sean Lennon.

Quer dar uma olhada nela? Vídeo de "( Just like ) Starting Over". Ela aparece junto com sua irmã ( Miami ) na casa que seria de John na costa da Irlanda, onde ele passaria a sua velhice se não tivesse sido arrancado de nós pelas balas daquele monstro inominável.

O baixo Fender de Paul McCartney


1966 Fender Jazz Bass


Aparentemente esse baixo não veio junto do pacote de presentes que a Fender deu aos Beatles, como por exemplo o baixo fender do George e tambem sua guitarra.

Esse baixo ( canhoto ) foi comprado por Paul ainda nas gravações do Album Branco.

Esse baixo foi usado por Paul em: "Yer Blues, Glass Onion,While my guitar gently weeps,Sun King e Mr.Mustard".

Paul ainda tem esse baixo em sua coleção.

As guitarras de Paul McCartney ( Fender Square )


1964 Fender Esquire sunburst



Paul comprou essa guitarra em 1966 para usar nas sessões do Revolver.

Tambem usada em "Good morning" e "Helter Skelter".

Paul tem o costume de ficar com seus instrumentos e essa guitarra permanece com ele.

O baixo ( Burns nu-sonic ) de G.Harrison


Burns Nu-Sonic bass


Nessa foto, onde podemos ver os Beatles ensaiando, George está com seu baixo "Burns nu-sonic". George usou essa baixo nas gravações de "Revolver".

O que pra mim já é o suficiente!!

Obs: O site, de onde tirei várias informações sobre as guitarras : www.thecanteen.com, tem um erro de informação. Eles afirmam que George tocou baixo em Paperback Writer, mas no livro Record Sessions, afirma-se que foi Paul quem tocou, pois Paul queria um efeito no baixo nessa música para que fosse mais ouvido as cordas de seu Rickenbacker!

O baixo Fender de George Harrison


1968 Fender Jazz Bass


George recebeu esse baixo e além dele, os Beatles tambem receberam amplificadores.

George quase não o usava e não tem muitas fotos dele segurando esse baixo, além dessa foto que aparece até no Anthology.

E por falar em Anthology, há uma parte em que George Martin está com Paul George e Ringo em 1995 e eles estão em Abbey Road ouvindo as masters de "Golden Slumbers" e George se lembra desse baixo e comenta que talvez era ele quem estava tocando nessa gravação.

Não se sabe por onde nada essa baixo.

O Baixo Fender de John e George




Fender Bass VI, a 6-string bass




John e George usaram esse baixo durante o álbum Branco e as Sessões de Let it Be.

Aqui podemos ver, primeiro no video de Hey Jude nas mãos de George e tambem nas mãos de John durantes as sessões de Let it Be.

As guitarras de John Lennon ( Hofner 5140 Hawaiian )


Hofner 5140 Hawaiian Standard lap steel guitar


John usou essa na música "For you blue". John deu esse hofner, mas não sei pra quem.



Eu desconfio que esse Hofner está com alguem. Mas pra não escrever bobagens aqui, estou esperando a resposta da pessoa.

As guitarras de John Lennon ( Vox Kensington )




1967: 1966 Vox Kensington




Já deu pra reparar que John não gostou muito dessa guitarra, né? Feia pra cacete!!!


Bom, A Vox prensenteou John com esse modelo esquisito.


Ela quase não foi vista, apenas nessa foto que podemos reparar que foi durante as gravações do clipe "Hello Goodbye", mas não aparece no filme, lembram?? Existem 3 versões do clipe e nenhuma delas aparece esse guitarra.
Bom, além dessa foto, dizem que George a usou nas gravações de "I am the Walrus". ( eu sempre achei que ele usara a "Rocky" ).
Ela tinha uns botões que faziam efeitos diferentes.
Mas, John deu essa vox para "Magic Alex", aquele que , segundo George, fez uma privada com um rádio acoplado, quando na verdade ele deveria ter feito os estúdios da Apple!
John adora alex, lembrem-se disso!!! Mas Alex acabou dormindo com Cynthia depois que ela descobriu Yoko no café da manhã. ( Mas o que isso tem a ver com a guitarra??? NADA!!! )


Alex colocou ela no leilão na Christies em Abril de 2004.

As guitarras de John Lennon (Guild Starfire )


1966: Guild Starfire XII 12-string


Eu nunca vi essa guitarra nas mão de John, mas dizem que foi com ela que john gravou "Getting Better".

Essa guitarra acabou por parar nas mãos de Tony cox ( ele mesmo, o ex-marido da Yoko que fugiu com a filha deles,Kyoko, e Yoko só foi reencontra-la décadas mais tarde ).

Essa guitarra está no Hard Rock Cafe de Honolulu com um atestado de autenticidade assinado pelo próprio Tony Cox.


Obs: Tá bom........

As guitarras de John Lennon ( Gretsch )


1965: Gretsch 6120 (Nashville)


Opa, não era só o George que era fã dessas guitarras. John tambem teve uma.

Mas pouco se sabe sobre essa guitarra, apenas que foi com ela que John gravou "Paperback Writer"!!!!!!!!!! Já é o suficiente para mim!!!!


obs: Eu estava vendo uma foto de George com um monte de guitarras nos anos 80. Lá, tem uma parecidíssima com essa. Será????????? Acho que não!!

O Segundo Hofner Bass de Paul McCartney











Bom, hoje o Paul usa em seus shows o segundo Hofner. Em 1963 a Hofner enviou a Paul um baixo novinho. A primeira vez que Paul o usou foi no "Ready Steady Go! no dia 4 de Outubro de 63.
Paul o usou de "I want to hold your hand" até o "Let it Be". Mas por volta de 1965, Paul começou a usar nos estúdios o seu baixo Rickenbacker e deixando o Hofner para os shows.
Mas ele usava o Hofner esporadicamente durante a carreira com os Beatles e mesmo na carreira solo.
Por exemplo, no famoso show do telhado nós o vemos novamente. Desta vez, Paul colocou um adesivo escrito "Baldman" hehehehe, mentira, estava escrito "Bassman". Paul tirou aquela paradinha branca por volta de 1966 como vc's podem ver nas fotos.
Bem mais tarde, Elvis Costello pediu ao Paul para que usasse o velho Hofner nas sessões de gravação do "Flowers in the dirty" de 1989. Daí, pronto, o Hofner voltou a aparecer direto e se tornou um ícone, assim como o seu dono.

Artigo que mostra o quanto Paul pagou pelo seguro de seu "Hofner":
-->Sir Paul McCartney spent £45,000 having his trademark Beatles guitar retuned-so it can be insured for £2 million! Macca paid £36 for the Hoffner violin bass in 1961 and still uses it. However it has always been out of tune-the E string is at fault when a G note is played. He likes this quirk, but insurers recently insisted that it had to be correctly tuned before they would issue the £2 million cover certificate. So Sir Paul, 55, instructed his personal assistant John Hammel to take it to rare instrument specialists Mandolin Brothers in New York-on a specially chartered jet. Hiring the plane cost £45,000-a fortune to most rock stars but barely a handful of notes to multi-millionaire Macca. An insider tells me: "Money was no object. Paul values this guitar with his life, it's almost like a lucky charm to him. "It is probably one of the world's most recognised and most valuable instruments." The Hoffner was taken to Mandolin Brothers, who usually handle ultra-rare Stradivarius violins, in a purpose-built Samsonite case-which I am told a tank would find hard to flatten. A condition of the policy is that Sir Paul always uses the case now. Until recently he had been using the battered original holder! He bought the left-handed Violin Bass 500-1 for £36, a huge sum for a guitar in 1961, before The Beatles' first hit. He used it at all their gigs and studio sessions. To add to the guitar's value, his old set list from The Beatles' last concert, staged at Candlestick Park, San Francisco, in August 1966, is still taped to the back of it!

As guitarras de George Harrison (Maton Mastersound)




1963: Maton Mastersound MS-500




George havia mandado sua "Gent" para uma pequena reforma e então ele pegou essa guitarra australiana para poder tocar em alguns shows que os Beatles estavam agendados. Logo depois George devolveu essa guitarra e pegou sua 'Gent" de volta.


Até aí nada demais, mas........é agora que começa a confusão!


Roy Barber, guitarrista da banda The Cruisers, foi até a loja e , avisado pelo dono da loja, trocou sua Fender Stratocaster por essa Maton Mastersound só por causa que ela havia sido usada por George. ( Nota do Bald: Já naqueles tempos, se os Beatles espirrassem numa baqueta ela se tornava alvo de adoração ).
Então por mais de 20 anos, Barber deixou essa guitarra guardadinha num malão em seu sótão em Sheffield. quando ele morreu aos 55 anos em 2000, sua viúva chamada Val, emprestou essa guitarra para o "the National Centre for Popular Music" em Sheffield.

Então a Senhora Val Barber queria mandar seu filho para estudar em Cambridge, então escolheu por leiloar essa guitarra em 2002. Para isso, ela precisava de alguem que pudesse , realmente, avaliar se era a guitarra tocada por George em 63.
Então Brian Higham que era gerente da loja na época que Neil Aspinall levou a "Gent' para reformas, reconheceu a guitarra como autentica.


Mas a guitarra não chegou a ser leiloada. Um colecionador, John Marks a comprou por 35.000 libras. Mark queria abrir um museu em Malta para ajudar crianças pobres.


As guitarras de George Harrison ( hofner club 40 )


1959: Hofner Club 40 model 244


Pois é, George tambem teve uma. Apesar de apenas nessa foto, que George tirou junto a sua mãe e uma garrafa de "brandie" e suas guitarras, George aparecer com ela.

Podemos ver a Futurama, a nova Gretsch ( aquela da capa do Cloud Nine ) e um Hofner Club 40, que não era o do John.

Essa guitarra tinha a aparencia de ser sólida, mas na verdade era oca por dentro.Ele conseguiu essa guitarra numa troca com Ray Ennis da banda Swinging Blue Jeans e disse que mais tarde a trocou por "algo"! hehehe

Ela difere da do John ( que mais tarde foi emprestada para o Paul ) em duas coisas:


  • O "control panel" é redondo ao invés de retangular;

  • O "headstock logo" é vertical ao invés de horizontal.

Um sentimental Harrison arranjou uma em sua carreira solo. Seria a original? Dizem que os 4 Beatles a autografaram antes que ela fosse dada a alguem. E que ela estaria guardada em um banco na Alemanha desde então. Eu heim!!!!!

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

O violão do pai do Paul.




Esse violão, que até hoje é um mistério, provavelmente pertenceu ao pai de Paul, James McCartney. Esse violão não foi visto mais em fotos nas mãos do Paul e não se sabe o que aconteceu com ele.


Ele acabou aparecendo em duas fotos famosas. Uma, como vc's podem ver aqui ,a famosa foto tirada por Michael McCartney de John e Paul compondo: "I saw her standing there".


A outra foi para na capa do Cd: "Chaos and Creation in the Backyard".

As guitarras de George Harrison ( a primeira Gretsch )


1963: Gretsch 6131 Jet Fire Bird


George provavelmente pegou emprestado essa guitarra e a usou brevemente no início de 63.

ela é vista em fotos no Cavern, mas raramente depois disso. Ou foi emprestada ou ele apenas a passou pra frente.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

A primeiríssima Rickenbacker de George







1962 Rickenbacker 425 Fire-glo solidbody; Ser. #BH439






Bom, todo mundo pensa que a primeira Rickenbacker de George Harrison foi aquela que ele ganhou de F.C.Hall quando os Beatles foram a New York pela primeira vez. Mas não foi bem assim.

Existiu uma outra.
Em 1963, George foi o primeiro Beatle a botar os pés nos Estados Unidos. Ele foi, junto com seu irmão Peter, visitar sua irmã Louise que morava em Illinois na cidade de Mount Vernon.Lá George comprou essa "Ricky" por 400$ em Setembro de 63.A primeira vez que George a usou foi no progarama Ready Steady Go! Depois ela foi vista no Thank You Lucky Stars.Mas, quando os Beatles foram para Glasgow, alguem arrombou a van de Neil Aspinall e roubou essa guitarra. ( George não dá mesmo sorte em Glasgow, como vc's irão ver o que aconteceu com a primeira Country Gentleman dele ). Mas a recuperaram a tempo!!Ele a usa novamente em shows pela Inglaterra. Mais tarde, quando ele recebeu a famosa Rickenbacker de 12 cordas em NY, George aposentou essa 425, e ela permaneceu guardada até 1971.Um amigo de Liverpool chamado George Peckham estava numa banda nova e George emprestou a sua "Rocky"( sua Fender ) para esse camarada aparecer no programa "Top of the Pops".Quando ele veio devolver a "Rocky", George deu a ele essa Rickenbacker, dizendo que era uma ótima guitarra rítmica. Peckham ficou com essa guitarra até 1999, quando ele foi a leilão.A Christies não é muito de contar quem compra as coisas, mas foi descoberto que quem comprou foi um tal de Sharon Mineroff por 90.000 $.Hoje ela está no Rock'n'Roll Hall of Fame, pois Sharon temia pela segurança dessa guitarra em sua casa.Ela está em Cleveland, não muito longe de onde George a achou há mais de 40 anos!
Obs: Não confundam essa guitarra com uma que aparece no clipe de "This is Love" de 1987. Onde George toca um slide numa Rickenbacker parecidíssima com essa, mas não é a mesma!






As guitarras de John Lennon ( Martin )




1965 Martin D-28


A primeira vez que John apareceu com essa guitarra foi ni vídeo de "Hello Goodbye".
John a levou para a Índia, onde ela pode ser vista em várias fotos e vídeos.Ele a usou bastante durante o as gravações do Álbum Branco.
John, quando foi para Toronto em Dezembro de 69, deu essa Martin para Ronnie Howkins, que por fim teve seu presente trocado por um "falso amigo".
Howkins conta que uma pessoa que ele achava que era seu amigo, pegou a Martin que ele recebeu de Lennon e trocou por uma réplica. Ele só foi descobrir muitos anos depois.


Obs: Pô, que sacanagem!!!!!!!

As guitarras dos Beatles ( Russian )


1965: "Russian" acoustic:


Juro que não é piada, mas essa foto é famosa.

Os Beatles recebiam muitas guitarras. Algumas ele ficavam, mas outras eles davam aos seus amigos, ou bandas que estavam começando.

A Embaixada da Russia na Inglaterra deu essas guitarras aos 4 Beatles. O porquê disso, eu não tenho idéia.

Essa guitarras foram vistas no estúdio durante as sessões do Rubber Soul.

As guitarras de John Lennon (Hootennany)




1964: Framus 12-string "Hootenanny" acoustic




Essa Hootenanny de 12 cordas, foi usada em "You've got to hide your love away, It's only love" dentre outras músicas.


Ela é vista na sequencia do filme, como mostra a foto ao lado.




Obs: Mais uma que ninguem sabe onde foi parar!!!!!

As guitarras de John Lennon ( Ramirez )


1964:Ramirez A-1


Assim como George, John tambem comprou sua Ramirez com cordas de nylon.

John a usou em "Any time at all, I'll be back, Yes it is e I need you".

Ela pode ser vista na parte de "And I love her" no filme "A hard days night".

Um detalhe, ninguem sabe por onde anda essa guitarra. Aqui em Ouro Preto ela não está!!!

As guitarras de George Harrison ( Gibson # 2 )


1968: Gibson J-200 acoustic :


George comprou essa "jumbo" nos EUA. E a usou no Álbum Branco.

Ela aparece em músicas como "While my guitar gently Weeps" , "Here comes the sun", "For you blue" e por aí vai.

Quando George morreu essa guitarra ainda fazia parte de sua coleção.

As guitarras de George Harrison ( Gibson )


1965:Gibson ES-345-TD :


Essa guitarra é um mistério. Ele a usou nos vídeos de Day Tripper, We can work it out etambem naquele de Ticket to Ride onde os Beatles estão sentados em cadeiras e Ringo em pé tocando bateria.

Depois disso ela desaparce da história, sem deixar rastros em fotos ou vídeos.

Deve ter sido uma daquelas que só passou pelas suas mãos e depois ele deu pra alguem.....

As guitarras de Geoge Harrison ( a Ramirez )


1963: Jose Ramirez Guitarra de Estudio acoustic :


Essa guitarra espanhola com cordas de nylon, foi usada em músicas como "Till there was you e And I love her".

Essa guitarra pertenceu a George por toda a sua vida.

A primeira guitarra de Paul McCartney




1956: Zenith Model 17 acoustic




A primeira!!! Aquela que Paul trocou pelo trompete que seu pai o havia dado.


Esta Zenith, na qual Paul compôs suas primeiras músicas como: I lost my little girl, When I'm sixty four, permanece com Paul até hoje em sua casa.


Ela pode ser vista no Anthology quando Paul toca "Twenty flight rock" no primeiro DVD.


A segunda guitarra de George Harrison


1958: Hofner President f-hole acoustic


Com uma pequena ajuda de sua mão, George juntou as 30 libras para comprar esse lindo Hofner.

George a tocou bastante ( The Quarrymen at home ) é um exemplo.

Depois ele a vendeu para um dos caras da banda Swinging Blue Jeans.

Mas eu não sei o que aconteceu com ela.


Na foto podemos ver essa guitarra nas mão de George no dia do casamento de seu irmão mais velho. Paul e George com as guitarras e John no meio cantando, pois sua guitarra havia rachado!!

A primeira guitarra de George Harrison





1956: Egmond steel-strung Spanish style




George conseguiu essa guitarra feita na Holanda e distribuída pela Rosetti através de seu colega Raymond Hughes por 3 libras!!!


Tentando afiná-la , Raymond quebrou o braço da guitarra e isso fez com que seu valor fosse tão barato. Ideal para o pobre filho de motorista de onibus, George Harrison.Peter Harrison, irmão de George, colou o braço no lugar.
George ficou com essa guitarra em casa, como lembrança de sua infancia em Liverppol.
*Acima, podemos ver George tocando sua primeiríssima guitarra ao lado se sua esposa Patty Boyd em sua casa em Esher.
Essa guitarra foi leiloada nos anos 80 e um comprador britânico a emprestou para o rock'n'roll hall of fame em Cleveland.

Hoje ela está no Museu dos Beatles em Liverpool. O preço da guitarrinha está estimado em 800. 000 dólares. ( Alguem tá afim???)