quarta-feira, 5 de março de 2008

Rolls Royce Phanton V - John Lennon









Esse carro foi feito em 1965 pela Rolls-Royce Motor Cars Limited, Crewe, Cheshire.
Esse Phanton foi entregue ao John no dia 3 de Junho de 1965, com a placa: FJB111C.No dia 21 de Dezembro ( dia do meu aniversário ) de 1965, John mandou instalar um telefone nesse carro:WEYBRIDGE 46676 .John mandou instalar uma televisão SONY e uma pequena geladeira. Em 1966, John mandou que o levassem até Almeria na Espanha, para que ele pudesse usá-lo, enquanto filmava "How I won the war".Em 1967, John ficou cansado da cor preta desse Pahnton e pediu ao pessoal da "The Fool" para que o pintasse de cores psicodélicas. Depois de pronto, teve a famosa estória de uma senhora com um guarda-chuva na mão gritando:"Porcos, porcos! Como podem fazer isso com um Rolls???"

Em 1970, John e Yoko mandaram esse carro para os EUA. Lá , ele fora emprestado a vários artistas como: The Rolling Stones, the Moody Blues, e até Bob Dylan.Qunado o carro estava disponível, John não o usava, então o carro ficou guardado por anos num estacionamento em NY.

Em 1977, John teve um problema com os impostos e fez um acordo. Com um crédito de 250.000 dólares, ele doou esse Rolls para o "Cooper-Hewitt Museum " em NY.

De outubro de 78 até janeiro de 79 o carro ficou lá em exposição. Mas daí, não aguentando pagar o preço do alto seguro, o carro foi passado para frente. Pela Sotheby's.

O valor inicial era algo entre 200.000 ou 300.000 dólares. Mas foi vendido por 2.299.000 dólares. sendo o carro mais caro do mundo na época.

Ele passou a ser de Mr. Jim Pattison’s Ripley International Inc., da Carolina do Sul. E ficou em exibição no Museu: "Acredite se quiser" .

Mais tarde o carro foi emprestado para a Expo'86 em Vancouver.

Jim Pattinson então resolveu presentear a Rainha em sua visita ao Canadá com esse Rolls. Então ele passou a ser de pose do governo.
Passou muitos anos em exposição no " National Museum of Science and Technology" em Ottawa.
Tive notícias de que ele não estava em boas condições de 2000 pra cá, e estava em um galpão empoeirado por vários anos.









Nenhum comentário: