terça-feira, 24 de julho de 2007

Os downloads Meet the Beatles até Beatles ' 65


Algumas diferenças entre as mixagens da Capitol em relação ás da EMI/Parlophone.
Um grande problema dos discos da Capitol é que de novidade mesmo, pouca coisa tem. A única coisa boa disso tudo é que muitas músicas apareceram em Stereo oficialmente. Pois do "Please please me" até o "Beatles for sale" os Cd's oficiais são todos em mono.
então vamos ver o que tem de bom e de ruim nessa caixa.
Começando pelo "Meet the Beatles":
Mono: "I want to hold your hand" e "This boy" é o mesmo mix da EMI.
O restante das músicas é o chamado "mix down", ou seja, pegaram as mixagens STEREO e transformaram em MONO. Não são as mixagens MONO verdadeiras. Essas nós temos nos Cd's oficiais.
Stereo: "I want to hold your hand" e "This boy", a Capitol fez um versão "mock stereo" dessas duas músicas, chamado "rechannel". Não são stereo de verdade. O restante das músicas desse álbum são um remixes da Capitol em cima das versões stereo da EMI. Agora sim, ficou um pouco mais interessante.
Próximo: The Beatles Second album
Mono: "I'll get you, You can't do that e She loves you" são os mesmos mixes dos singles da EMI.
Long tall Sally: Já fica mais interessante, essa versão da Capitol em mono difere da versão do EP da EMI chamado Long Tall Sally. Nessa versão não há eco na voz do Paul, mas na versão da EMI tem eco.
"I call your name" é a mesma coisa, difere um pouco. Aquele sonzinho de "cowbell" começa , aqui, logo no início da música.
A versão , pra mim, mais importante de todas é "Thank you girl", pois o pessoal que cresceu ouvindo a versão do "Past Masters" de 1988, não está acostumado com uma gaita no MEIO da música!! Essa versão é um "mix down" da versão em stereo verdadeiro.
Agora o resto do disco......mixed down da versão em stereo!!
Stereo: Temos "I'll get you, You can't do that e She loves you" com o "fake-stereo", pois a Capitol não tinha as mixagens em stereo verdadeiro dessas músicas.
"Long tall Sally e I call your name", as versõe em stereo aqui, são diferentes das versões da EMI, que foram ser lançadas no "Past Masters" de 1988.
"Thank you girl" aparece aqui em sua versão stereo e a difereñça é uma gaitinha sem vergona no meio da música, que difere completamente da versão MONO que foi lado B de "From me to you" e que hoje temos na coletanea "Past Masters Vol.1".
O resto, remix da Capitol em cima das versões em stereo da EMI. Massa!!!
Something New:
Mono: Cheio de diferenças. Vamos lá: "I'll cry instead" que é um "mix down" , aqui aparece bem mais longa que a versão do "A hard days night" que conhecemos.
"And I love her" aqui em MONO é uma preciosidade, é a única versão em que os vocais do Paul não estão dobrados!!!! É diferente de qualquer outra versão. Esse mix tambem aparece no "A hard days night soundtrack" da United Artists que foi lançado nos EUA. Massa!!!!
O resto, tirando "Any time at all e When I get home" que tem algumas diferenças bem pequenas em alguns instrumentos, o resto é a mesma mixagem do "A hard days night" da EMI, que temos nos cd's oficiais.
Stereo:
"I'll cry instead", aqui é na versão em stereo verdadeiro e mais curta que a versão mono.
"when I get home" tem uma diferença na parte que o John canta:" 'till a walk out that door", nesta parte a voz dele é dobrada. O piano em "Slowdown" é bem mais alto.
O resto é a mesma versão stereo que fora lançada pela EMI. Então para quem não tem os cd's stereo do Dr.Ebbets, esses download é uma boa pedida.
"Komn,gib mir diene hand" é "fake-stereo". Stereo mesmo só na "Past Masters".
Beatles' 65:
Mono: Mesmos mixes da EMI. Apenas as músicas: "I'll be back e She's a woman e I feel fine" tem um pouco mais de eco. Talvez adicionado pela Capitol.
Stereo: Os mixes são iguais aos da EMI. Então é uma boa pedida para quem não tem os discos Dr.Ebbets.
Detalhe: "I feel fine e She's a woman" são fake-stereo. Pois a Capitol não tinha as versões em stereo verdadeiro. Hoje em dia temos no Past Masters.
Bom, meus caros leitores, é isso. Vale pela curiosidade. Se quer ouvir os Beatles um pouquiiiiiiiiiinho diferente, os downloads estão aí!!!
Até mais ....Bald.

3 comentários:

Erosdimitri disse...

BOM COMENTARIO! MUITO TECNICO!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Belo post! Finalmente encontrei os álbuns com uma boa descrição sobre as diferenças entre as mixagens!