terça-feira, 14 de agosto de 2007

As guitarras de George Harrison (Maton Mastersound)




1963: Maton Mastersound MS-500




George havia mandado sua "Gent" para uma pequena reforma e então ele pegou essa guitarra australiana para poder tocar em alguns shows que os Beatles estavam agendados. Logo depois George devolveu essa guitarra e pegou sua 'Gent" de volta.


Até aí nada demais, mas........é agora que começa a confusão!


Roy Barber, guitarrista da banda The Cruisers, foi até a loja e , avisado pelo dono da loja, trocou sua Fender Stratocaster por essa Maton Mastersound só por causa que ela havia sido usada por George. ( Nota do Bald: Já naqueles tempos, se os Beatles espirrassem numa baqueta ela se tornava alvo de adoração ).
Então por mais de 20 anos, Barber deixou essa guitarra guardadinha num malão em seu sótão em Sheffield. quando ele morreu aos 55 anos em 2000, sua viúva chamada Val, emprestou essa guitarra para o "the National Centre for Popular Music" em Sheffield.

Então a Senhora Val Barber queria mandar seu filho para estudar em Cambridge, então escolheu por leiloar essa guitarra em 2002. Para isso, ela precisava de alguem que pudesse , realmente, avaliar se era a guitarra tocada por George em 63.
Então Brian Higham que era gerente da loja na época que Neil Aspinall levou a "Gent' para reformas, reconheceu a guitarra como autentica.


Mas a guitarra não chegou a ser leiloada. Um colecionador, John Marks a comprou por 35.000 libras. Mark queria abrir um museu em Malta para ajudar crianças pobres.


Nenhum comentário: