terça-feira, 14 de agosto de 2007

A quarta e ultima Rickenbacker de John Lennon


1964 Rickenbacker 325 (Rose-Morris Ltd. 1996 model), Fire-glo (sunburst finish) f-hole:



John quebrou a "Miami", a "12-string Ricky" não parava afinada e antes que John voltasse a usar a "Hamburg", a importadora Inglesa enviou esse modelo para John.

Ele a usou até o final de 65, pois daí em diante ele usaria sua Epiphone E230TD Casino .

John deu essa guitarra para seu amigão Ringo Starr.

Mark Hudson, colaborador de Ringo em seus últimos trabalhos, deu uma entrevista a qual contou que Ringo o convidou para jantar em sua mansão e depois do jantar eles subiram para um quarto onde Hudson teve o prazer de tocar três guitarras. *A country Gentleman do George ( que ele usou no Ed Sullivan )*Uma Les Paul de Marc Bolan.* E essa Rickenbacker que foi de John Lennon.Olhem só na foto como ela é bonita.


Entrevista com Mark Hudson contando como foi tocar a Rickenbacker de John Lennon na casa de Ringo Starr:

Mark, vc tem um tempinho para falar sobre as guitarras dos Beatles?-Claro, vamos falar disso enquanto vamos andando
...-Ok, quando foi que vc viu pela primeira vez uma guitarra dos Beatles? Quando foi que o Ringo a mostrou?-Ele me levou em sua sua casa na Inglaterra, eu estava lá antes de que a banda chegasse e ele me levou pra dentro de sua casa onde ele guarda todas as suas coisas originais, sua farda do Sgt.Pepper's,Magical Mystery tour, todas aquelas coisas maravilhosas que ele ainda guarda e aí ( imitando o Ringo ) "Vou te mostrar essas aqui!" e eu vejo essas três "guitar cases". E , vc sabe, sendo um fanático por John Lennon eu já sabia o que era.
-Era uma case de rickenbacker?-Sim, era.Na hora que eu a vi eu soube. E aí eu vi uma com uma forma de "country Gentleman Gretsch", e eu sabia o que era, e outra coisa que não reconheci. Então a primeira que ele abriu foi a da Rickenbacker do John.-
A fire-glo?-Era, e o meu coração saiu pela boca. Dái eu disse: Oh meu Deus, vc sabe, daí eu disse: Posso? E ele disse: Claro, vá em frente, toque!! E lá estava eu tocando a guitarra. Daí ele abriu a outra, e era a Country Gentleman do George. E estava imaculada.Olivia a deu pro Ringo. E era A guitarra.
E quando foi que a Olivia deu a guitarra pra ele?-Eu realmente não sei dizer, seria ruim pra mim pois eu não sei QUANDO foi, mas era a guitarra do show do Ed Sullivan.
- E vc a tocou?-Tá brincando?
-Qual música que vc tocou?-Eu comecei só com um pedaçinho de " I want to hold your hand" pra ver como era.

Ringo ,por fim, abriu a outra guitar case e lá estava a Les Paul do Marc Bolan. Daí o Ringo convidou o Mark e os outros caras da banda ( The Roundheads ) para se sentarem em círculo e tocarem as guitarras.Daí cada um pegou uma e eles tocaram "Satisfied" do disco "Choose Love" do Ringo.Eles ficaram trocando de guitarras pois cada hora um queria tocar uma diferente.Daí, depois de tocarem Ringo diz:" bom, já chega, vamos guardá-las!"E esse foi um momento de que eles jamais se esquecerão, disse Hudson.
Mark disse que dava pra sentir a diferença entre o George e o John nas guitarras.John era mais rock'n'roll e sua guitarra sempre tinha a corda "E "desafinada. Ringo disse que John tocava sempre assim e Ringo adorava isso.
Toda vez para o John era como se fosse a última vez que fosse tocar.
Agora a do George era impecável, linda. Parecia que ela havia sido afinada dois minutos antes. Toda limpinha.



2 comentários:

Henrique Garcia disse...

voce por acaso imagina qual é o modelo/marca do violao que o sean lennon usa ???

Unknown disse...

Caraca Bald, muito bom!!!
Até copiei p/ mim hehehe...