sexta-feira, 3 de agosto de 2007

As guitarras de Lennon ( A primeira de todas )




1957: Gallotone Champion acoustic guitar:




Bom, essa é a famosa guitarra que Julia Lennon deu ao John.


Essa é uma guitarra da África do Sul e vinha com um selo "Garantimos que não racha".


John e seu amigo Pete Shotton ( de quem eu recebi um e-mail bem legal e está nesse blog nos arquivos do mês de Julho de 2007 ) começaram a tocar juntos ( The Black Jacks ).


É com essa guitarra que John estava tocando no dia que Paul o conheceu há 50 anos em Woolton.John ficou com essa guitarra, até que um dia ela rachou!!!! ( hehehehe ) Então John deixou essa velha guitarra aos cuidados de Tia Mimi em Liverpool.Depois que John foi chamado a tocar somente pra Deus em 1980, Tia Mimi deu essa guitarra para um garotinho com doença terminal, que era filho de um amigo da família. Depois da morte desse garoto, ela foi dada novamente para uma garotinha, tambem doente, só que o padrasto dela resolveu vender a guitarra para arrumar dinheiro para o tratamento da gaota.A Sotheby's, queria um documento para fazer o leilão que confirmasse que aquela guitarra era a primeira guitarra de John. Então, eles receberam uma carta, assinada por Mimi.A guitarra estava num estado deplorável e precisava de uma reforma urgente.Rod Davis ( do Quarrymen original, e de quem eu tambem recebi um e-mail e está aqui no blog ) foi chamado para checar se era a mesma guitarra. E era!!!


A única coisa nova é que a guitarra agora tem uma plaquinha que está escrito: "Você jamais ganhará a vida como uma guitarra!" Frase de Tia Mimi.

Um comprador anonimo, que se identificou como "colecionador" pagou 250.000 dólares pela velha Gallotone.

No outono de 200 ela estava no Museu de Arte da cidade de Boston em exibição, mas agora ela está guardadinha em algum canto na casa desse colecionador.

Na foto, John Lennon e Eric Griffths ( no Quarrymen Skiffle Group ) ( Eric Griffths me escreveu um e-mail, que está traduzido junto aos de Rod Davis e Pete Shoton aqui no blog)




Um comentário:

milton lorena disse...

Caro Bald Beatle
Quero agradecer-lhe por se dedicar a trazer-nos tantas informações preciosas. São particularidades nunca antes reveladas e que nos renovam o sabor de reouvir as eternas pérolas dos Fab4.

abraços

Milton