sexta-feira, 3 de agosto de 2007

As guitarras dos Beatles na época de Hamburgo
























1959: Hofner Club 40 ( John Lennon )


John comprou essa guitarra em Liverpool. Ou melhor, Tia Mimi que a comprou.Ele a usou no Casbah e depois a usou em Hamburgo até comprar a sua primeira Rickenbacker.Ele deu essa guitarra para Paul McCartney. Depois que Paul passou a ser o baixista, coma saída de Stu, John vendeu essa guitarra para poder pagar algumas dívidas. Ninguem sabe o que aconteceu com essa John & Paul guitarra. Povo de Hamburgo, procurem aí!!!!!!

1959: Resonet Futurama ( George Harrison )

George a comprou em Liverpool em 1959. Ele queria uma Stratocaster, mas só tinha grana para esse modelo da Resonet. Ele a usou na audição de Larry Parnes e depois em Hamburgo. Ela pode ser ouvida nas gravações com Tony Sheridan. "Cry for a shadow", por exemplo.

George dizia que essa futurama era horrível de ser tocada, uma porcaria. ( Guitar Player Magazine )

Em 64, George deu essa guitarra para a Revista "Beat Instrumental", mas o editor Sean O'Mahoney não a disponibilizou para leilões, ele a guarda até hoje numa caixa de vidro na sala de sua casa. ( Esse sim, deu valor ao presente!!! )

1960: Rosetti Solid 7 ( Paul McCartney )

Era um desastre, como disse o próprio Paul. Quando eles arrumaram o trabalho em Hamburgo, todos saíram atrás de uma guitarra nova, pois as velhas eram acústicas.Paul comprou essa Rosetti baratinha por 20 Libras.Paul chegou a improvisar um baixo nessa guitarra, colocando cordas de piano nela!!!!

Segundo uma entrevista em 1964, Paul conta que John comprara sua Rickenbacker e emprestou a sua Hofner Club 40 para Paul, pois já estava ficando com pena dele.
Paul, George, Stu, John e Pete Best pularam em cima da pobre Rosetti até não sobrar nenhum pedaçinho dela.


  • As fotos mostram John e George ( com a Hofner Club 40 e a Futurama );

  • George e sua Futurama;

  • Paul e sua Rosetti com cordas de piano;

  • Paul com a Hofner Club 40 que John o emprestou.

Obs: A hofner entrou na onda e decidiu fazer réplicas de guitarras que foram usadas por músicos famosos. A linha "Star Club 40" agora está disponível.

No estande da Hofner em Berlim, um modelo "Club 40", agora apelidado de "Star Club 40" fazendo uma brincadeira com o Clube que os Beatles tocaram em 1962. Disponínel para compra.

Mas eles só esqueceram, ou melhor, evitaram comentar que no Star Club, John já usava sua Rickenbacker e Paul seu baixo Hofner!!!!


Mas a idéia foi boa!!!! hehehe

Um comentário:

Unknown disse...

A Rickembacker 325/12 foi feita especialmente para o John Lennon.